Arouca Geopark
A vila de Arouca é um tesouro protegido pelas graciosas serras de Arada e Montemuro e pelo vigilante monte da Srª da Mó. Vir ao seu encontro é fazer uma viagem histórica ou usufruir de emoções mais radicais com a prática dos desportos de aventura.
O Mosteiro de Arouca, o ex-líbris do concelho, situado no centro da vila marcou a sua evolução. No entanto, são as suas riquezas naturais que a tornam tão encantadora e envolvente.
O valioso e singular Património Geológico foi motivo para que o território fosse classificado como Geoparque sob os auspícios da UNESCO. O Arouca Geopark é reconhecido pelo seu excepcional Património Geológico de relevância internacional. Foram identificados 41 geossítios com particular destaque para as Trilobites Gigantes de Canelas, as Pedras Parideiras da Castanheira e os Icnofósseis do Vale do Paiva.
Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva. São 8 km que proporcionam um passeio "intocado", rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa. O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau. Uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente de qualquer apaixonado pela natureza.
Seja qual for o motivo: desporto aventura, histórico-cultural, gastronómico, científico ou simples fruição da paisagem, Arouca é o destino ideal para se conviver em família, amigos ou negócios.
Mais informações sobre Arouca:
Município de Arouca
Arouca Geopark
Centro de Interpretação Geológica de Canelas
https://museudastrilobites.pt/
Parceiros Animação Turistica
Clube do Paiva – Desporto Aventura
Just Come